Geral Gurupi - TO
Prefeitura de Gurupi e Sebrae realizam Hackathon de Inovação para transformar conhecimento acadêmico em soluções para a cidade
Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação, em parceria com ...
11/11/2025 15h10
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO

Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação, em parceria com o Sebrae, realizou no último fim de semana o Hackathon de Inovação, uma maratona tecnológica que teve como objetivo aproximar as universidades da gestão municipal e transformar o conhecimento acadêmico em políticas públicas mais inovadoras, integradas e baseadas em evidências.

O evento reuniu estudantes, professores e profissionais de diversas áreas em um ambiente interdisciplinar e colaborativo, com o desafio de desenvolver soluções tecnológicas aplicáveis à realidade do município. Durante a maratona, os participantes foram estimulados a conectar o olhar acadêmico com as demandas da gestão pública, criando ideias que possam melhorar a vida das pessoas e fortalecer as políticas públicas municipais.

De acordo com a secretária de Ciência, Tecnologia e Informação, Talita Pereira, o Hackathon marcou um importante passo na integração entre o setor público e as universidades. “O Hackathon nasceu com o propósito de transformar o conhecimento que está dentro das universidades em soluções reais para a nossa cidade. Foi inspirador ver jovens talentos e profissionais unindo criatividade, técnica e propósito para pensar Gurupi de forma inovadora e colaborativa”, destacou a secretária.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, ressaltou a importância da iniciativa como uma nova forma de fazer gestão pública. “A inovação é uma ferramenta poderosa para transformar a gestão e servir melhor à sociedade. Com o Hackathon, mostramos que Gurupi está aberta às ideias, ao conhecimento e às novas tecnologias que contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade e para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou a prefeita.

A gerente do Sebrae, Paula Alencar, destaca que Hackathon fomenta a inovação e transforma ideias em projetos que impactam diretamente na economia local. “O movimento amplia a capacidade local de gerar soluções estratégicas, fortalece a competitividade regional e estimula a inovação como eixo de desenvolvimento econômico e social”, ressaltou.

Nesta iniciativa que integrou estudantes de graduação e pós-graduação, empreendedores e especialistas, foram premiados os três primeiros lugares, sendo o 1º com 15 mil reais, o 2º com 10 mil reais e o 3º lugar 5 mil reais.

1º lugar: ADMAKERS

Dionathan Sales Azevedo
Euripedes Martins da Silva Junior
Igor de Souza Bispo
Matheus dos Santos Farias
Max Eldon Martins Coelho

2º lugar: INOVATINS
Cauã Melo Fernandes
Filipe Martins Henrique
Gisele de Oliveira Veloso
João Víttor Oliveira Costa Leitte
Kethelen Victória de Souza Parra

3º lugar: INOVAMIND
Cibely Canguçú da Silva
Eduardo Souza Teixeira
Geovanna Alves Novais
Iago Marinho da Silva
Mariana Martins Cardoso