
Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, em parceria com os institutos Jogue Limpo e Programando o Futuro, iniciou nesta quarta-feira, 12, a implantação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para embalagens de óleos automotivos e resíduos eletrônicos. A iniciativa é inédita no Tocantins e faz de Gurupi a primeira cidade do Estado a receber o projeto, que terá pontos permanentes de coleta.
Ao todo, são cinco PEVs instalados: três destinados ao descarte de resíduos de óleos automotivos — localizados no Posto Martins (em frente ao Shopping Araguaia); Posto Marra (saída para Dueré); e Posto Javaé (Avenida Goiás, Centro) — e dois pontos para resíduos eletrônicos, no Shopping Araguaia e Centro Cultural Mauro Cunha.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Wilson de Souza, destacou que a implantação dos PEVs reforça o compromisso da gestão da prefeita Josi Nunes com o meio ambiente e a sustentabilidade. “Essa é uma iniciativa inédita e muito importante para Gurupi. Estamos dando um passo à frente no cuidado com o meio ambiente e com o bem-estar da nossa cidade. Essa parceria com os institutos Jogue Limpo e Programando o Futuro mostra que a gestão da prefeita Josi Nunes tem um olhar responsável e inovador, que alia desenvolvimento econômico à preservação ambiental”, destacou o secretário.

O secretário executivo da pasta, Diego Rocha, ressaltou que os PEVs facilitam a vida dos empresários do setor automotivo e tornam o processo de descarte ambientalmente correto mais acessível e gratuito. “Conseguimos implantar três PEVs para óleo automotivo, o que facilita e reduz o custo para realizar o descarte ambientalmente adequado. Isso garante maior acessibilidade para que os empresários do ramo de oficinas consigam se regularizar ambientalmente junto ao licenciamento da atividade. Além disso, estamos implantando dois PEVs de resíduos eletrônicos, para que a população descarte materiais sem utilidade de forma correta, com logística reversa gratuita e pontos de coleta fixos e adequados em Gurupi”, explicou Diego.
A representante do Instituto Jogue Limpo, Stela Darlyn, reforçou que a ação é resultado de um trabalho conjunto com a Prefeitura de Gurupi, que busca oferecer soluções sustentáveis e acessíveis para os empresários locais. “Estamos atuando em parceria com a Prefeitura há algum tempo, buscando alternativas para que os empresários de Gurupi possam se adequar às novas legislações e destinar corretamente todos os seus resíduos. Além das embalagens de óleo lubrificante, nós, da R.R. Empreendimentos (empresa habilitada junto ao Instituto Jogue Limpo), também faremos a coleta de outros resíduos, como estopas e filtros, a um custo acessível. Essa parceria surgiu da necessidade de legalização ambiental das empresas, e trabalhamos para reduzir os custos e garantir que todos estejam adequados às normas e à fiscalização ambiental”, afirmou Stela.
A Secretaria reforça ainda que o projeto tem como objetivo promover a logística reversa de resíduos perigosos, assegurando o descarte ambientalmente correto e contribuindo para um meio ambiente mais limpo e sustentável. A coleta será gratuita para as empresas geradoras, que receberão embalagens adequadas para o armazenamento dos frascos vazios de óleo lubrificante.




