Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
A Prefeitura de Gurupi, em parceria com o Sebrae Tocantins, por meio do programa Cidade Empreendedora, apresentou nesta quinta-feira, 13, o projeto da Central de Atendimento ao Cidadão “Bora Gurupi”, um moderno espaço que vai reunir 150 serviços municipais em um único local, facilitando o acesso da população aos atendimentos públicos. A solenidade de apresentação, que fez parte da programação alusiva ao aniversário de 67 anos da cidade, foi realizada no auditório do Sebrae.
O Bora Gurupi será instalado no Shopping Araguaia e contará com quatro canais de atendimento: telefone, eletrônico (site e aplicativos), presencial e vídeoatendimento. A estrutura física incluirá recepção, atendimento geral e agendado, salas administrativas, de diretoria, gestão de pessoas, reuniões, call center e tecnologia da informação, entre outros ambientes, com foco em eficiência, conforto e rapidez no atendimento. O início das atividades está previsto para março de 2026.
Durante o evento, o projeto foi detalhado pelo consultor da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), de Florianópolis, Ronny Fey, responsável pela elaboração técnica da proposta. Ele destacou que a iniciativa vai transformar a forma de atendimento da Prefeitura.
“A central de atendimento está sendo preparada para concentrar todos os serviços da Prefeitura em um único local. O cidadão não precisará mais circular por várias secretarias; ele vai a um só espaço e resolve tudo — desde a emissão de uma guia de IPTU até a abertura de processos e pedidos de alvarás. Além da estrutura física, haverá canais telefônicos e por vídeo, com um controle de qualidade e tempo de resposta para garantir um atendimento rápido e eficiente”, explicou Ronny Fey.
Avanço na modernização do atendimento ao cidadão
A prefeita Josi Nunes ressaltou que o projeto representa um grande avanço na modernização do atendimento público e na aproximação entre o governo municipal e os cidadãos. “Estamos implantando uma central de atendimento que vai iniciar com 150 serviços disponíveis em um único ambiente, semelhante ao modelo dos serviços estaduais com o Pronto. O objetivo é otimizar e facilitar a vida do cidadão, que poderá resolver tudo em um só lugar, sem precisar se deslocar entre secretarias. E, além do atendimento presencial, também haverá opções online, garantindo acesso rápido e de qualidade para todos os gurupienses”, afirmou a prefeita.
O secretário municipal de Planejamento e Finanças, Lucas Lemes, reforçou a importância da central como um marco de eficiência na gestão pública. “Apresentamos à sociedade o projeto Bora Gurupi, que será um verdadeiro balcão de resultados para a comunidade. Estaremos instalados no Shopping Araguaia, e a previsão é que até março de 2026 estejamos operando com todos os serviços municipais disponíveis em um único local. Serão 150 serviços prestados por 10 secretarias, trazendo praticidade e agilidade para o cidadão”, destacou o secretário.
Já a gerente regional do Sebrae Tocantins, Paula Alencar, enfatizou a relevância da parceria entre o Sebrae e o município dentro do programa Cidade Empreendedora, que vem impulsionando o desenvolvimento local. “Essa parceria contempla dez eixos de atuação voltados à inovação, tecnologia, empreendedorismo e liderança. Hoje realizamos duas grandes entregas: o planejamento estratégico da cidade e o Bora Gurupi. A FEPESE foi contratada para desenvolver todo o estudo e o projeto, e estamos felizes em entregar esse presente no aniversário de Gurupi. A população será beneficiada com um atendimento moderno, confortável e com horário flexível, dentro do Shopping Araguaia”, ressaltou Paula.