
O relógio marcava 4 horas da manhã do dia 23 de junho de 2022, quando Mariana de Sousa recebeu uma notícia que mudou o rumo da vida dela e de todos ao redor: a morte do esposo João Marcos, que perdeu a vida quatro dias depois de sofrer um sinistro de trânsito.
João Marcos saiu de Babaçulândia, município localizado na região norte do estado, em direção à chácara do sogro, na zona rural, quando um carro, que estava na direção oposta de João, desviou de um quebra-molas bruscamente e colidiu com o esposo de Mariana, que estava no sentido correto da via. O condutor do carro fugiu do local, sem prestar socorro. João foi socorrido por pessoas que passavam pelo local e foi encaminhado ao Hospital Regional de Araguaína (HRA) em estado gravíssimo, mas faleceu após complicações.
João Marcos perdeu a vida aos 29 anos e deixou para trás uma esposa, que carrega a dor da perda do marido; três filhos, que sentem o peso da saudade do pai; e amigos e parentes, que carregam consigo as boas lembranças que marcaram a vivência de João.
“Eu e João Marcos tínhamos uma relação desde dos 12 anos, passamos por diversas fases da vida. Com a vinda das crianças nosso amor só fortaleceu. Não tem sido dias fáceis desde a partida dele. Meus filhos choram e ainda sentem muita falta do pai. Meu filho mais velho tem crises, com frequência, durante a noite. De repente eu me peguei na situação de ser pai e mãe. Então, não é fácil. Educar sozinha é muito difícil. Datas comemorativas do Dia dos Pais, eu evito até de eles irem para a escola”, relata Mariana.
A dor e o sofrimento de outras 600 famílias
As lembranças e a saudade de Mariana e dos três filhos é compartilhada também pelos familiares, amigos e conhecidos das outras 604 pessoas que perderam a vida em decorrência de sinistro de trânsito no Tocantins, em 2024, conforme dados da Secretária da Saúde (SES/TO).
Somente este ano, 520 pessoas vieram a óbito após sofrerem um sinistro de trânsito. Isso significa dizer que a cada dia aproximadamente duas pessoas morrem por esse tipo de ocorrência.
Neste domingo, 16, o Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), lembra do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, uma data que chama à reflexão toda a população tocantinense sobre os altos índices de morte por sinistros de trânsito no estado e o impacto dessas ocorrências na vida de familiares, amigos e conhecidos das pessoas que passaram por esta situação.
Dia Mundial
Completando 30 anos desde a sua promulgação pela Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial em Memórias das Vítimas de Acidentes de Trânsito ocorre no terceiro domingo do mês de novembro e visa lembrar das pessoas que perderam a vida em virtude de sinistros de trânsito.
A data também busca homenagear aqueles que sobrevivem hoje com sequelas em virtude desses sinistros, como também equipes de emergência, polícias, autoridades de trânsito, enfermeiros e médicos, entre outros profissionais, que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões no trânsito no dia a dia.
Um levantamento do Detran/TO aponta que nos últimos três anos o excesso de velocidade tem sido a infração mais comum entre os condutores tocantinenses. Em 2024, foram registradas 120.792 mil infrações por Transitar em Velocidade Superior à Máxima Permitida em até 20% no estado.
Multas por excesso de velocidade
Em 2022, foram registradas 147.899 multas por transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%. Em 2023, foram 162.937 pessoas multadas; registros de 2024, mostram 120.792 autuações e até o mês de setembro deste ano são 94.394 multas aplicadas por transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%.
Outros comportamentos imprudentes, que influenciam na segurança dos condutores e pedestres nas vias, têm sido presentes na rotina do trânsito no estado, como avançar no sinal vermelho, com 12.670 registros; deixar de usar o cinto de segurança, com 14.665; e dirigir sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão Provisória para Dirigir (PPD) ou Permissão Internacional para Dirigir (PID), com 4.214; conforme dados da gerência de estatística do Detran/TO, de janeiro a setembro de 2025.
Ações educativas e repressivas
Para reduzir os índices de sinistros e mortes no trânsito e garantir a segurança viária, o Detran/TO tem realizado campanhas educativas e operações repressivas como forma de sensibilizar toda a população sobre os índices de sinistros e mortes de trânsito e incentivar a adoção de atitudes mais seguras nas vias.
Ao longo de todo o ano, o órgão está presente em diversos municípios com patrulhamento diário e operações repressivas sazonais em festividades, feriados e eventos públicos, com destaque para a Operação Romaria Senhor do Bonfim; Operação Folião Seguro; Operação Verão Seguro; entre outras.
A educação para o trânsito tem sido uma importante ferramenta para conscientizar os condutores. O Detran/TO realiza todos os anos diversas campanhas, com destaque para o Maio Amarelo; a Semana Nacional de Trânsito; Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista Dr. Pedro Caldas; entre outras.



