Cultura Tocantins
Com parceria da Secult, programa (re)Conexões está com inscrições abertas
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), no dia 24 de novembro, em Palmas, encontro irá debater o fortalecimento da participação soci...
17/11/2025 21h16
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com a Fundação Cultural de Palmas (FCP) e com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), promove, no dia 24 de novembro, mais uma edição do Programa (re)Conexões, com realização presencial a partir das 07h30, no Auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, em Palmas.

O evento é aberto a profissionais de museus, pontos de memória, representantes da sociedade civil, coletivos culturais, estudantes, agentes públicos e demais interessados no tema. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no local, no dia do evento, ou antecipadamente pelo site doFórum Nacional de Museus. Após preencher seus dados no formulário, você deverá escolher a região e edição do evento (re)Conexões da qual deseja participar.

A edição 2025 do (re)Conexões percorre todos os estados do país e dá continuidade ao processo participativo de escuta e construção coletiva de diretrizes para o setor museal. Esta etapa busca consolidar propostas para três iniciativas estruturantes do Ibram: a reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM); a implantação do Sistema de Participação Social do Ibram (SPAS); e a normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM).

As ações estão alinhadas ao Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, aprovado em novembro de 2024 no8º Fórum Nacional de Museus, em Fortaleza. A proposta é garantir um setor museal mais democrático, colaborativo, sustentável e representativo de toda a diversidade cultural brasileira.

Participação como prática cidadã

Para a presidenta do Ibram, Fernanda Castro, “o (re)Conexões é um instrumento fundamental de diálogo com a sociedade, que fortalece os mecanismos de participação social nas políticas públicas para museus e amplia a representatividade na formulação das decisões estratégicas do setor”.

A ação reforça o compromisso da atual gestão federal com a reconstrução de canais de escuta ativa, promoção de escuta qualificada e valorização da participação social como elemento estruturante das políticas culturais. Todas as contribuições colhidas durante os encontros serão sistematizadas, analisadas e devolvidas ao setor, com o compromisso de encaminhamento técnico para a construção de normativas, instrumentos jurídicos e estratégias de implementação de políticas públicas.