O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), promoveu, nesta terça-feira, 18, uma reunião com representantes de laticínios e instituições parceiras para avançar em propostas de fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Estado. O encontro ocorreu na sede da Seagro, em Palmas, nessa terça-feira, 19.
O diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, destacou que demandas urgentes foram levantadas para encaminhamento ao Governo do Estado. “Entre as propostas estão: um levantamento do Procon sobre o preço de mercado do leite para identificar possíveis valores abusivos; a apresentação das demandas das empresas de laticínio ao Governo para avaliação de redução do ICMS; e o incentivo para que os laticínios assumam parte dos custeios dos produtores visando à melhoria da qualidade do leite”, explicou.
O representante da Italac, Thiago Rodrigues, reforçou a importância da participação do Governo do Tocantins neste momento crítico para o setor. “Buscamos ferramentas que beneficiem indústrias e produtores. Antes, o produtor recebia R$ 2,50 pelo litro; hoje, o valor caiu para R$ 1,70, o que compromete a sustentabilidade da cadeia produtiva. Essa parceria com o Governo é essencial para equilibrar o preço e garantir a continuidade da atividade”, afirmou.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado do Tocantins (Sindileite), Samuel Oliveira, também ressaltou o papel estratégico do debate. “É um momento importante para criar mecanismos de valorização para produtores e indústrias, formalizando propostas que serão apresentadas ao Governo do Estado para aprimorar esse segmento fundamental ao desenvolvimento econômico do Tocantins”, destacou.
Participaram da reunião representantes do Sindileite, Procon, empresas de laticínio, Câmara Setorial do Leite, Secretaria da Fazenda, Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), o deputado estadual Luciano Oliveira e demais instituições.