
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev-TO) recebeu o 3º lugar na categoria Estados do 16º Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem). A premiação ocorreu entre 17 e 19 de novembro, durante o 24º Congresso Nacional de Previdências, em Bento Gonçalves/RS.
O reconhecimento é resultado da pontuação de 408 pontos alcançada pelo Instituto, confirmando o desempenho em boas práticas de governança, transparência, responsabilidade e equidade.
A presidente do Igeprev-TO, Bárbara Gomes, destacou a importância do prêmio para o instituto. “Este prêmio reforça que o instituto está no caminho certo, conduzindo a gestão previdenciária com responsabilidade, transparência, ética e compromisso social. Ele também reconhece o esforço diário da equipe, que trabalha para aprimorar processos e garantir segurança e qualidade no atendimento aos segurados”, ressaltou.
O presidente da Aneprem, Adilson Carlos Pereira, ressaltou o objetivo da premiação e o desempenho do Igeprev-TO. “O prêmio tem o objetivo de promover a melhoria contínua da gestão previdenciária no país, incentivando gestores e equipes a adotarem soluções eficientes, sustentáveis e alinhadas às normas de governança. O reconhecimento ao Igeprev-TO demonstra que dedicação e profissionalismo geram resultados concretos para os segurados e para a sociedade, colocando o instituto entre os melhores do país.”
Prêmio
O 16º Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), foi criado para incentivar e reconhecer as unidades gestoras de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) que adotam práticas de gestão alinhadas aos princípios de eficiência, transparência e governança.
A classificação dos participantes é feita em quatro categorias definidas pelo Indicador de Situação Previdenciária (ISP): Estados; Grande Porte; Médio Porte; e Pequeno Porte. O prêmio avalia o cumprimento de ações pré-definidas em blocos com pesos distintos e considera quatro pilares de governança: Responsabilidade e Desempenho de Gestão; Responsabilidade Corporativa e Social; Transparência e Ética; e Práticas de Equidade.



