Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi
Fotos: Lino Vargas e Ascom Semus
Gurupi sediou nesta terça-feira, 25, a 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) da Região Ilha do Bananal. O encontro, aconteceu no Centro Especializado em Reabilitação Monsenhor Geraldo (CER), e reu secretários municipais de saúde, apoiadores do COSEMS, representantes da Secretaria Estadual de Saúde, equipes técnicas e conselheiros dos 18 municípios que compõem a região.
Decisões Estratégicas
Durante todo o dia, a pauta contemplou decisões importantes para a rede municipal e estadual de saúde, como aprovação da linha de cuidado da Sífilis, proposta de certificação de eliminação da malária no Tocantins, calendário de reuniões de 2026, além da apresentação das políticas de programas estaduais como: Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, os Processos Educacionais previstos para o 1º semestre de 2026, o programa Agora Tem Especialistas (PATE) e como funcionará as Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs), além de processos da regulação e da atenção especializada.
Experiências SUS na CIR
“Aqui, nós pactuamos, ouvimos, aprendemos e também apresentamos aquilo que Gurupi tem conseguido avançar. Nossa gestão acredita na força do trabalho coletivo, na qualificação contínua e na construção de soluções que realmente façam diferença para a comunidade. É sempre uma oportunidade importante mostrar nossos projetos, trocar experiências e alinhar caminhos para fortalecer ainda mais a saúde pública da nossa região”, pontuou.
Participação das autoridades
Após destacar a importância do diálogo regional e do compromisso dos municípios com o cuidado à população, o presidente do Conselho Estadual de Saúde reforçou o valor do SUS e o papel dos profissionais que sustentam o sistema no cotidiano “O SUS é isso: permanente. A saúde é um tema que exige construção e reconstrução contínuas, sempre com foco na prevenção, para que possamos utilizá-lo cada vez melhor. O SUS é o melhor sistema de saúde do mundo, e são essas pessoas que estão no dia a dia, trabalhando e enfrentando os desafios, que fazem dele um sistema forte e permanente”, concluiu.