Quase mil estudantes devem fazer Enem Digital no Tocantins; provas começam neste domingo (31)

O Inep afirma que o modelo é piloto e deve ser implantado gradativamente. Em todo o país, mais de 96 mil estudantes devem realizar a prova.

A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem) terá o primeiro dia de provas neste domingo (31), em todo o Brasil. No Tocantins, 968 estudantes se inscreveram para fazer o Enem nesta modalidade.

As questões de múltiplas escolha serão respondidas em computadores que estão instalados nos locais de prova. Mesmo na versão digital do Enem, a redação é realizada em formato impresso. Por isso, o candidato precisa levar caneta preta, de tubo transparente, para escrevê-la.

Para descobrir onde vai fazer o exame, o candidato precisa consultar a Página do Participante, e informar os dados pessoais. O Inep não divulgou a quantidade de locais de prova no Tocantins. Há aplicações programadas para laboratórios em universidades públicas e privadas da capital.

O modelo digital é parte de um projeto piloto que o Inep pretende implantar gradativamente no país. Em todo o Brasil, foram disponibilizadas 100 mil vagas para o Enem Digital e 96.086 pessoas confirmaram a participação. As provas serão aplicadas em 104 cidades.

O Inep recomenda que os candidatos levem o comprovante de inscrição. Os portões dos locais de prova abrem às 11h30.

No primeiro dia, os inscritos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, assim como de ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Quanto à prova de língua estrangeira, o participante deverá responder somente às questões referentes ao idioma que escolheu (inglês ou espanhol) na inscrição. A aplicação terá cinco horas e meia de duração.

Segundo o Inep, a média será de 25 computadores por sala, com aparelhos selecionados para cada estudante. Quando o participante chegar, sua prova já estará instalada em um computador específico, com a devida identificação – nome e, caso tenha cadastrado na inscrição, foto.

Para começar o exame, o candidato deve digitar uma senha individual, que será enviada no mesmo dia pelo Inep. No segundo dia de exame, haverá um novo código de segurança.

Quem estiver com Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas nos dias de realização do Enem não deve comparecer neste domingo. Esse grupo poderá participar da reaplicação das provas, em 23 e 24 de fevereiro de 2021.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui