
O Governo do Tocantins segue trabalhando para modernizar seus processos e garantir a eficiência dos serviços públicos prestados ao cidadão tocantinense. Neste sentido, o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, e representantes do Banco Mundial e de outros órgãos envolvidos realizaram, nesta quarta-feira, 17, uma reunião técnica híbrida (com participantes presenciais e remotos) para tratar do processo de contratação de novos sistemas de gestão para o Governo do Estado.
O processo prevê a licitação para a contratação de empresa especializada na implantação de sistemas como o Sistema de Gestão Integrada de Recursos Humanos do Estado, um dos produtos do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público do Estado do Tocantins (Pró-Gestão Tocantins), viabilizado por meio de empréstimo com o Banco Mundial.
Uma das principais mudanças previstas é a unificação das plataformas utilizadas pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev) e pela Secad, que atualmente operam de forma independente. A medida deve proporcionar maior integração das informações, padronização dos processos e melhor desempenho na gestão administrativa e previdenciária dos servidores do Estado.
O secretário Paulo César Benfica Filho reforçou que o processo está sendo tratado como prioridade pela Secretaria de Estado da Administração(Secad). “O processo já evoluiu, mas ainda demanda novos avanços. Neste momento, a equipe da Secad está trabalhando na análise aprofundada da documentação, com a atenção e o rigor técnico que um processo dessa complexidade demanda. A intenção é avançar com agilidade e responsabilidade. Em breve, vamos apresentar um feedback consolidado, com um cronograma factível, que permita dar segurança e previsibilidade às próximas etapas”, ressaltou.
“O que o Banco Mundial quer é trazer mais inovação tecnológica e uma modernização real para o Estado do Tocantins. A gente quer que o sistema avance, que ele acompanhe as necessidades atuais e que esteja preparado para as demandas futuras”, afirmou Sadia Afolabi, Especialista Sênior em Governança do Banco Mundial.
Pró-Gestão Tocantins
O projeto é gerido pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), com participação das secretarias estaduais da Administração, da Fazenda (Sefaz), da Educação (Seduc), da Saúde (SES/TO), do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), bem como do Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev) e da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e com participação técnica da Agência de Tecnologia da Informação (ATI).




