
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), segue fortalecendo a produção e a difusão literária no estado. Em Araguatins, a oficina Poevida – Criação de Poemas, ministrada pela escritora Luciana Andradito, está com inscrições abertas e será realizada na segunda-feira, 17, das 14 às 17 horas, no Câmpus Araguatins da Unbiverisdade do Tocantins (Unitins). A atividade integra o projeto de lançamento do livro “Corpilhas”, de autoria de Luciana, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura e da Secult.
Voltada a poetas, escritores, artistas, estudantes, professores e interessados em literatura, a oficina busca sensibilizar os participantes por meio de exercícios de criação poética que partem das vivências individuais e da força das palavras pessoais. A ação faz parte das iniciativas apoiadas pela Secult para fomentar a criação autoral e o acesso à formação artística nos municípios tocantinenses.
Após a oficina, será realizado o lançamento do livro “Corpilhas” (às 20h30, na quadra da universidade), em um encontro que reúne literatura, escuta e prática criativa. A obra, composta por 50 poemas inéditos, convida o leitor a uma travessia entre o corpo, a linguagem e a memória, costurando paisagens do Tocantins e de diferentes regiões do mundo.
Oficina
A Oficina Poevida é uma imersão poética a partir da observação do cotidiano e da ativação da memória, estimulando o reconhecimento das próprias vozes e repertórios dos participantes. O processo inclui momentos de leitura, escuta e partilha de textos, valorizando a sensibilidade, o diálogo e a diversidade de expressões artísticas.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste link: formulário online. As vagas são limitadas, e os participantes selecionados receberão confirmação por e-mail. A Unitins emitirá certificados para os participantes.
Sobre o projeto
O projeto “Corpilhas” é a segunda publicação da autora, que estreou em 2023 com “Primeira Aparição da Manhã”. A nova obra reúne 50 poemas que exploram os sentidos do corpo e da palavra, atravessando geografias reais e imaginárias.



