
Em uma iniciativa que combina educação, arte e combate ao racismo, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), abre nesta segunda-feira, 24, uma exposição que valoriza as estéticas e expressões artísticas negras, reunido telas pintadas por alunos das escolas municipais Antônio Gonçalves, Maria Júlia Amorim Soares e de Tempo Integral (ETI) Professora Sueli Pereira de Almeida Reche. A mostra ocorre no hall da Semed, localizado na Avenida Siqueira Campos, até sexta-feira, 28.
As obras dos alunos do 6º ao 9º ano da Escola Antônio Gonçalves, que compõem a base da exposição, contam com curadoria do professor de história e arte, Weslei Pires Leite. O projeto ‘Sensibilidades Negras’ se destaca como uma ação pedagógica inovadora.
A mostra também apresenta o talento dos estudantes da educação inclusiva da Escola Maria Júlia Amorim Soares. A sensibilidade demonstrada na confecção das peças evidencia a força das raízes e a beleza da diversidade negra, funcionando como um grito de respeito, resistência e ancestralidade. Já os alunos da ETI Sueli Reche contribuíram com produções intituladas ‘África dos Meus Olhos’ e ‘Cor_Africando’.
Dia da Consciência Negra
A exposição, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, consolida-se como uma iniciativa pedagógica comprometida com a valorização da cultura negra e a formação de uma consciência crítica entre os estudantes palmenses.
Texto: Taygo Melo
Edição: Iara Cruz




