
A masculinidade, as emoções e o autocuidado foram os temas de uma palestra para servidores da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas realizada na tarde desta segunda-feira, 24. A ação, alusiva ao Novembro Azul, integra as iniciativas de conscientização sobre a saúde masculina e foi promovida pelo projeto Saúde do Educador, desenvolvido pela Superintendência de Projetos Especiais da pasta.
Ministrada pelo psicólogo Wesley Santos, a palestra destacou a urgência de desmistificar preconceitos enraizados na masculinidade contemporânea. Ele debateu como os estereótipos de gênero impactam negativamente a saúde mental e física dos homens, inibindo a busca por ajuda médica e o cuidado com as próprias emoções.
“Compreendemos que o homem está sedento de cuidado, mas ele precisa se sentir livre para poder expressar e buscar esse autocuidado. Os números não mentem: o público masculino sofre mais com a repressão dessas emoções. O autocuidado é um ato de responsabilidade, e a quebra de tabus é fundamental para uma vida mais saudável e equilibrada”, reforçou o psicólogo.
Texto: Taygo Mello
Edição: Iara Cruz




